Madrugada Morada
00:00 Às 07:00
AO VIVO
COP 30 em Belém expõe fragilidades e frustra expectativa de protagonismo ambiental do Brasil
22/11/2025, 11h
A 30ª Conferência das Partes da ONU sobre mudanças climáticas (COP 30), realizada em Belém (PA), no coração da Amazônia, era vista por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como a chance ideal para reforçar sua imagem de liderança ambiental no cenário mundial. No entanto, o evento acabou marcado por episódios que geraram desgaste: discursos considerados contraditórios, falhas de segurança, protestos, invasões de manifestantes e até um incêndio que ganhou destaque internacional.

Somado a isso, a falta de garantias de financiamento por parte de outros países e a ausência de compromissos sólidos fragilizaram ainda mais a narrativa de destaque ambiental pretendida pelo governo brasileiro.

Segundo especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo, a COP 30 confirmou mais uma tentativa frustrada de Lula em assumir um papel de protagonismo global. Para o cientista político Adriano Gianturco, o encontro evidenciou o enfraquecimento da influência brasileira no debate ambiental. “A imagem de Lula sai mais negativa do que antes”, avaliou.

Outro ponto que chamou atenção foi a ausência de líderes de peso, como representantes de alto escalão dos Estados Unidos e da China. A falta de chefes de Estado de nações centrais na agenda climática foi interpretada como um indicativo de que a capacidade de Lula de atrair aliados diminuiu. “Grandes líderes não vieram. Enviaram delegações secundárias ou simplesmente não mandaram representantes”, observou Gianturco.

A mesma percepção é compartilhada por Luan Sperandio, analista político e diretor do Ranking dos Políticos. De acordo com ele, sediar a COP seria uma oportunidade única para o Brasil reafirmar sua liderança ambiental e demonstrar força diplomática — expectativa que não se concretizou.

FONTE. @ RIO VERDE GOIÁS
Rua Dalila Jaime, s/nº, Q25 L13 - Setor Pauzanes - CEP: 75904-025 - Rio Verde, GO
WhatsApp (64) 3621-4433
Copyright © 2025 - Todos os direitos reservados!